quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TRILOGIAS QUE REPRESENTAM O MUNDO ATUAL - Curiosidades




    Os filmes, além de ótima fonte de entretenimento, muitas vezes nos fazem questionar, refletir e analisar nossa própria vida, assim como a sociedade em um todo.

    Muitas sagas se consagraram como verdadeiras obras de arte, transpassando gerações e definindo conceitos importantes, afinal, Star Wars soube plantar em nossas mentes a ideia de que não estamos sozinhos nesse mar de galáxias, e de como seria emocionante viver naquela era intergalática.
    Claro, nem sempre são questões tão impactantes, as vezes é só um retrato do que hoje somos, ou do que seremos.

    Vamos listar 3 sagas e suas semelhanças com o que vemos, somos e presenciamos nos dias de hoje:


#3 - MATRIX - 1999 - 2003


    A famosa trilogia futurista e apocalíptica, faz uma crítica, além de expor como nos tornamos vítimas da tecnologia, como o mundo virtual passou a ser o ditador de nossas vidas, além de mostrar a dificuldade de convivência entre homens e máquinas.
    Mais incrível é que os filmes no início nos mostram justamente o desejo de ter o controle da sua vida, e se colocarmos nossa própria rotina, percebemos o quanto somos mecânicos, vivendo em um ciclo eterno de vício, tédio e mesmice. Você trabalha para comer, come para dormir, dorme para acordar cedo e ir trabalhar. É assustador.
    Na saga claro, tudo termina com a trégua entre os dois mundos, mas será que estamos preparados para deixar o prazer, ou controle que o mundo virtual nos permite?
    Desligue o seu WiFi e experimente alguns dias longe da sua Matrix. É, eu sei, acho que hoje não.


#2 - O SENHOR DOS ANÉIS - 2001 - 2003


    A belíssima saga de Tolkien, talvez seja a mais sutil, porém não deixa de ser tão incisiva quanto Matrix. Aqui temos a união das raças da Terra-Média contra um mal em comum, o perigoso Sauron e seu Anel do Poder, capaz de colocar todos em longas eras de escuridão. Indiretamente, analisando friamente, vemos muito das guerras territoriais, grandes potências e suas armas, lutando para garantir poder sob um mundo que eles mesmos destroem cada vez mais.
    Talvez seja a necessidade de apoiar nossos irmãos muçulmanos, abrigar cidadãos de países que sofrem da pobreza, unidos contra uma inevitável extinção da nossa espécie. Ainda nos colocando na pele dos Elfos, Anões, Hobbits e homens, notamos semelhanças com autoridades e população de muitos lugares, buscando uma solução para a devastação do meio ambiente.
    E indo além, as classes pobres, minorias e grupos vítimas de preconceito cada vez mais unindo forças contra o mal maior, o preconceito e intolerância. Profundo, triste, porém infelizmente, semelhante.


#1 - JOGOS VORAZES - 2012 - 2015



    A saga da Katniss ainda é fresca, e mesmo bebendo de algumas fontes, trouxe originalidade e atenção ao caos que hoje existe entre governos extremistas e populações cada vez mais devastadas pelas diferenças de classes, países onde armas poderosas e caras são símbolos de orgulho, mas que tapam os olhos diante de famílias passando fome, ou que ainda luta por direitos iguais, diferente de países menos consumistas e de menor estrutura.
    Muito parecido com o que vemos em Jogos Vorazes, onde os distritos literalmente se matam pelo mínimo, e enquanto isso, a Capital ostenta um luxo muitas vezes desconfortante para quem nunca soube o que era viver com dignidade básica.
    Outro ponto a se levantar, é a união dos distritos no fim da saga, contra o império do Presidente Snow, e ainda lutando pela milícia da Presidente Coin, representando muito bem nosso sistema de eleições, elitismo e falso ativismo disfarçado de monopólio. Infelizmente queridos leitores, é basicamente o que vivemos.

p.s: Eu sei que Hunger Games não é um trilogia propriamente, me deixa rs.

    Claro que, sabendo que todas as boas sagas terminam em guerras horrendas, vamos ter fé e inteligência para que, não seja preciso seguir o óbvio trajeto, e possamos um dia dar um outro motivo para as futuras sagas serem um pouco mais esperançosas sobre o mundo, e claro, sobre cada um de nós.

    Gostaram do textão?! É de coração, por isso retribuam se inscrevendo no nosso canal e deixando nos comentários sua opinião e sugestões.

Um abraço e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário