sábado, 25 de junho de 2016

Curiosidades - HISTÓRIA DA BOLINHA DE GUDE

    Praticamente, toda criança já brincou, já viu ou colecionou. Sem dúvida, um dos passatempos mais conhecidos e utilizados pela garotada ao longo dos anos, são as bolinhas de gude.

    Elas tiveram origens por volta de 3.000 a.c.. Bolinhas foram encontradas em túmulos egípcios dessa época, segundo o pesquisador Roberto Azoubel.

    Reprodução do quadro Children's Games, de Pieter Bruegel (1560), pertencente ao Kunsthistorisches Museum, em Viena, mostra várias brincadeiras de crianças. No destaque, o jogo de bola de gude.



    O Museu Britânico tem em seu acervo bolinhas da Ilha de Creta (Grécia) datadas de 2.000 a.C., feitas de materiais diversos. Também há registros da brincadeira no Império Romano, inclusive entre adultos, segundo o historiador Câmara Cascudo, autor do livro “Dicionário do Folclore Brasileiro”.


     A bola de gude tradicional é feita a partir de sucata de vidro (restos de lâmpada, garrafas, janelas e embalagens, por exemplo), que é lavada e triturada. Esse material é derretido a uma temperatura de cerca de 1.200 ºC e despejado em pequenas quantidades (gotas) em canos cortados no meio pelo comprimento.

    As primeiras bolas de gude não eram de vidro. Romanos brincavam com nozes, que acabaram tornando-se símbolo da infância e dando origem à expressão nuces relinquere (que significa “deixar as nozes”) para se referir à passagem para a vida adulta.

    Avelãs, castanhas, azeitonas e sementes com formas arredondadas também eram populares. Já foram usados como material para confeccionar bolas madeira, pedras, mármore, argila e cerâmica.

  Além de estar nos bolsos da criançada, os outros principais destinos das bolas de gude são as latas de tinta em spray (para ajudar a agitar o conteúdo do recipiente e garantir a mistura da tinta com o gás) e objetos de decoração artesanais (balcões, luminárias, arranjos de mesa, etc).
    
    O método quase não mudou com o passar dos anos: a principal diferença é que, antigamente, os fabricantes usavam bambus em vez de canos para escorrer o vidro, segundo a fabricante de bolinhas Embalado.



    Os canos sofrem vibrações, e o vidro derretido escorre para cima e para baixo tomando o formato esférico à medida que a massa esfria. Os modelos com detalhes internos (os “olhos de gato”) são feitos adicionando uma gota pequena de vidro colorido dentro das gotas de vidro derretido.



Brasil



     As bolinhas foram trazidas pelos colonizadores portugueses, e já eram feitas com vidro. O nome “gude” vem de “gode”, que se referia a pequenas pedras arredondadas. Também eram de vidro as bolinhas de gude usadas pelos norte-americanos, que importaram a brincadeira dos colonizadores ingleses.

    
    Um levantamento do "Jornal do Comércio" mostrou que são produzidas mensalmente no Brasil 12 milhões de bolinhas de gude, vendidas pelas fábricas por aproximadamente 1 centavo (R$ 0,01) a unidade (ou R$ 3 pelo pacote com 300 bolinhas).
    
    Curiosidade: o mercado de bolinhas de gude é sazonal, ou seja, tem variações periódicas de vendas. A procura pelo produto é muito maior durante os períodos de férias escolares (julho e o bimestre janeiro e dezembro), segundo Gerson Santos, proprietário da fabricante Tokboll. Durante esses períodos, ele estima que sua fábrica venda algo em torno de 9 milhões de bolinhas.
    
Curiosidade*

    No país africano Gâmbia, as bolas de gude são usadas nas eleições, no lugar das cédulas de votação [fonte: BBC]. Cada eleitor deve depositar uma bolinha no tambor com a foto de seu candidato e as cores do partido, que fazem o papel de urnas.
    Para impedir fraudes, são colocados sinos no fundo de cada tambor que soam quando as bolas caem. Um fiscal fica de ouvido atento a cada voto para impedir que alguém coloque mais de uma bolinha por vez.
    A contagem de votos é feita com o auxílio de tabuleiros com buracos para algumas centenas de bolas (entre 200 e 500). O sistema, em vigor desde 1965, foi elaborado para driblar o problema do analfabetismo no país.
 

    Viram galera?! Existe muita história por trás destes fascinantes objetos que quebraram as barreiras do tempo, e se fazem presentes até hoje na vida de muitas crianças, jovens e adultos. Tire um tempinho, pegue algumas bolinhas de gude e sinta de novo a sensação de que não precisamos de muito para nos sentirmos felizes.

Até a próxima!!

Um comentário: