quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

4 VEZES QUE OS DESENHOS LHE ENSINARAM ALGO VALIOSO - Sessão Retrô


    Podemos afirmar com veemência, que desenhos foram parte essencial no desenvolvimento de qualquer criança nascida após a década de 40 ( época em que desenhos começaram a ser finalmente desenvolvidos ao público infantil ), e claro, nós aqui do canal, como bons representantes dos anos 90, somos exemplos fiéis.

    Por trás de cada arte marcial, luta contra os vilões mais terríveis, quem realmente inspirava além das imagens, podia sem dúvidas absorver conceitos muito mais poderosos e encorajadores, sobretudo no modo de ver a vida sob os olhos do próximo.

    Então hoje, nostalgia vai transbordar por aqui, pois resolvemos listar 4 lições dos desenhos que nos fizeram questionar e refletir.





#4 - PINÓQUIO E A MENTIRA


    O clássico da Disney sobre o garoto de madeira que crescia o nariz quando mentia, sem dúvida, ajudou na construção de muitas crianças sobre atitudes sinceras. Quem aí nunca ouviu da mamãe: '' Se mentir o nariz cresce ''.
    Não sei vocês, mas eu deixei de aprontar muitas por medo do meu nariz grande entregar tudo. O nariz grande permaneceu. Aparentemente algo saiu errado no plano rs.


#3 - DUMBO, UM ELEFANTE QUE VOA PARA LONGE DO ESTERIÓTIPO


    Trazendo algo muito mais complexo do que apenas aparência, o elefante orelhudo questionou o preconceito e discriminação contra pessoas, e principalmente crianças com orelhas de abano, uma situação real que serviu para hoje, agregar aos vários outros grupos subjugados pela sociedade.

    Para quem assistiu o elefantinho levantar voo, pôde apreciar a volta por cima, o verdadeiro sentido da frase '' Se a vida te der limões, faça uma limonada '', e mostrou que nada é tão ruim, se de uma forma ou de outra, possa te fazer feliz e único.


#2 - AS MENINAS SUPER PODEROSAS CONTRA OS PADRÕES


    Nem é preciso entrar em detalhes sobre as meninas mais corajosas e ativistas dos desenhos. Durante toda a série, as poderosas demonstraram total aversão ao preconceito, desmistificando valores de classe e principalmente de gênero.

    Criadas por um homem solteiro, que cozinha, arruma a casa, cuida das meninas, enquanto elas '' dão duro '' salvando o mundo. Além disso, não se intimidam com nenhum machão metido a engraçadinho. Ainda por cima, nenhum dos cidadãos da cidade de Townsville são muito ligados à regras sociais de gênero, onde homens se travestem, mulheres assumem o comando sem parecer privilégio, e sim, merecimento.

    O que aprendemos? Bem, crianças que têm a liberdade familiar de entender e questionar sem ser pressionada ou imposta, com certeza entenderam a mensagem por trás deste desenho. Independente do que você quiser ser, você só tem que saber respeitar o próximo.


#1 - X-MEN E A LUTA DAS MINORIAS


    X-Men é uma das franquias mais populares do mundo, e também não deixa de ser uma das melhores e mais complexas.

    A experiência de quem aprecia o conteúdo e contexto dos desenhos é significante e única ao assistir a saga dos mutantes. Existe muito mais do que heróis diferentões lutando contra vilões, salvando o mundo e blá, blá, blá.

    X-Men é uma obra realista, nascida numa época em que ser realista era perigoso. E mais do que ser um grupo de desajustados, de excluídos, de inferiores, cada membro trazia na mala uma carga enorme de sentimento e luta pessoal contra seus próprios demônios, o que nos fez refletir que até mesmo heróis que soltam gelo dos dedos, que fazem tempestades do nada, que soltam laser dos olhos, ou até mesmo os que podem controlar a mente sofrem de problemas tão reais quanto o de qualquer civil, nos desenhos e na vida real.

    Ainda podemos acompanhar na série, muito do que a sociedade vem questionando nos últimos tempos, como o racismo, intolerância sexual, discriminação, pobreza, luta de interesses governamentais, e podemos dizer que, se o mundo contestasse seus direitos com a mesma diplomacia e tolerância dos desenhos, chegaríamos á um lugar melhor do que nos encontramos hoje.
    Talvez um dia a mão estendida do Professor Xavier para seus inimigos sirva de exemplo. Talvez um dia.



    E aí?! Curtiram? Deixem nos comentários outras experiências que seus desenhos favoritos passaram, Inscrevam-se no nosso canal
CLICANDO AQUI e não deixe de nos acompanhar nas nossas redes sociais.

Somos gente boa, i promise :)

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário