domingo, 5 de março de 2017

OS DESENHOS NOS ANOS 60 - Sessão Retrô


Saudações terráqueos, tudo bem?

    Hoje o Retrô Net viaja diretamente aos anos 60 para relembrar dois desenhos que fizeram sua gloriosa estreia na década de ouro da TV.

    A ascensão da televisão no mundo se propagou com as séries e crescimento dos noticiários. Era hora de uma nova expansão. Apesar dos desenhos já terem uma longa jornada de sucesso, potencializados pela inovação da Disney, que aqueceu um mercado cheio de expectativas.
Se você quer saber mais sobre o surgimento dos desenhos, [CLIQUE AQUI].


    Agora, vocês certamente já ouviram falar de Hanna-Barbera! Não?!

    Hanna-Barbera foi uma empresa de desenhos animados, hoje considerada uma das pioneiras e principais criadoras de animações de sucesso. Formada pela dupla de cartunistas William Hanna e Joseph Barbera, que fundaram em 1957 o estúdio.

    Hanna-Barbera dominou o mercado nos anos 60, popularizando várias criações, que hoje se tornaram clássicos dos desenhos. Tanto que, as duas séries relembradas aqui nesse post, saíram dessas mentes brilhantes.



    Um dos maiores clássicos criados pela dupla, The Flintstones se tornou referência e consolidou já de início o que seria a marca do estúdio: desenhos que representavam a sociedade em diversas eras e contextos.

    Fred Flinstone, ao lado da esposa e filha Wilma e Pedrita Flinstone, e do melhor amigo, sua parceira e filho Barney, Betty e Bam-Bam Rubble, trouxeram aos desenhos o contexto do que seria viver em um mundo pré-histórico, onde tecnicamente não existia tecnologia. O que torna o desenho tão fascinante é perceber que tudo o que precisamos hoje, em termos materiais, teria sua versão rústica, de acordo com a era.
    Isso quer dizer que em Bedrock, cidade onde os protagonistas residiam, Fred trabalhava em uma companhia, possuía um carro, Wilma contava com todos os eletrodomésticos que precisava, jogavam boliche, passeavam no cinema, e consumiam os famosos Fast food, exemplificando e satirizando o modo de vida americano, tudo isso adaptado á um mundo repleto de dinossauros, vulcões e tudo o mais.

    Criado em 1960, e exibido pela ABC até meados de 1966, Os Flinstones inovaram e popularizaram na TV americana um gosto pela comédia, tanto que o desenho se estendeu por 6 temporadas. 
    A série contou com 13 animações, 1 animação em longa metragem, 11 especiais na TV, 6 longas e 2 filmes em live-action.

    Sem dúvida, um clássico!

Relembre a abertura: 



-------------------------------------------------
    Outro grande acerto da dupla, Scooby-Doo se tornou um fenômeno.

    Scooby-Doo teve seu nome inspirado em uma música do grandioso Frank Sinatra, Strangers In The Night. Criado em 1969 pelo Iwao Tkamoto, Hanna-Barbera produziu a série que retratava 4 amigos e seu animal de estimação, o Dogue Alemão Scooby em aventuras pelo mundo desvendando mistérios sobrenaturais.

    Salsicha, Scooby, Velma, Daphne e Fred viajavam em um furgão. Cada um dos personagens com uma personalidade distinta, se completavam e resolviam os mais misteriosos casos de aparições fantasmas, assombrações e coisas do gênero. Apesar de Salsicha e Scooby serem medrosos, o quinteto sempre resolvia os casos.

    Scooby Doo é o segundo desenho com maior número de temporadas, perdendo apenas para Os Simpsons.

    No total, a série conta com 27 temporadas, e ao longo dos anos se firmou como um dos destaques da TV, propagando séries, filmes, e expandindo a marca aos mais variados mercados.

Relembre a primeira abertura da série:



-------------------------------------------------
    Ainda podemos relembrar de outro desenho da época, já citado aqui no blog, OS JETSONS. Confira [AQUI].

-------------------------------------------------

E vocês?! Relembraram? Ainda assistem estes dois clássicos?
Não deixem de comentar e deixar sua opinião sobre estes e outros desenhos, além de seguir nossas redes sociais!

Até a próxima galera! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário